Comida de avião

2012, 27 de fevereiro

O café da manhã no voo da Air China incluía omelete ao estilo oriental e alguns acompanhamentos. Na refeição principal, uma tentativa bem adaptada de frango xadrez

Yo!

Há exatamente uma semana, comecei uma nova fase da minha vida. Como diria a dupla sertaneja, “fui embora para Madri”. Mas é só por um tempo, vim para a capital da Espanha, berço das novas tendências gastronômicas, justamente para fazer uma especialização em jornalismo gastronômico, minha grande paixão.

Claro que não é por isso que deixarei de “alimentar” o blog (talvez tenha até mais tempo para isso). O foco continua sendo minha querida cidade de São Paulo, mas postarei algumas coisas europeias interessantes também.

Cozinha nos ares
E lá vinha 10 horas de voo pela frente. Para todo bom gourmand, qualquer momento é uma oportunidade se envolve comida. E além de desconforto, tédio e tentativas frustradas de entretenimento, toda viagem de avião tem comida (com fama de insossa, é verdade).

Em seu livro “Alhos e Safira”, a jornalista Ruth Reichl, da extinta revista estadunidense “Gourmet”, descreve uma bandeja da classe econômica de forma engraçada e, infelizmente, muito real: “A coisa não parece nem um pouco apetitosa: um quadrado de carne marrom e mole, cercado por um muro grudento de batatas que devem ter sido amassadas no ano passado. As ervilhas cinzentas e enrugadas parecem ter sido criadas num tubo de ensaio. O pãozinho tem uma cor amarela lunar tão sobrenatural que consigo sentir que está gelado antes mesmo de meus dedos tocarem sua superfície. A alface da salada tem as bordas escurecidas, e os tomates estão cansados demais até para fingirem que a natureza queria que fossem vermelhos. O molho cor de laranja brilhante me encara de seu potinho”.

Com minha passagem adquirida com milhas em uma companhia mais barata, por se tratar de alta temporada, não podia esperar nada menos que isso. Ainda mais depois de passar por vários “perrengues” com uma tripulação que só falava mandarim ou um inglês muito difícil de entender. Mas não é que me surpreendi com as refeições da Air China?

Claro que não era nenhum banquete nem nada muito sofisticado, mas entre os pratos da janta (ou almoço, nem sei mais em que momento do dia estávamos), havia até uma tentativa de frango xadrez, com amendoim e tudo! Para beber, vinho (tinto ou branco), vários tipos de sucos e refrigerantes, capuccino cremoso, entre outras opções que não compreendi.

Infelizmente não deu para registrar as coisas mais legais, porque eu estava no banco próximo à saída de emergência e toda vez em que eu levantava o celular, surgia uma aeromoça me xingando em outra língua. Só consegui tirar uma foto do café da manhã, com omelete ao estilo oriental (mais agridoce e com menos temperos), tomate refogado e pedaços generosos de presunto e bacon. Para acompanhar, um chá chinês que não faço ideia do que era, mas estava gostoso e me deixou tonto por tempo suficiente para que eu dormisse durante o resto da viagem.

Muito obrigado pelas milhas, titia Márcia!
Rafael dos Santos

Anúncios

»

  1. Mah disse:

    Fiquei com vontade desse (dessa?) omelete! E olha que nem gosto…
    E imagino seu desespero em não poder tirar fotos :P hahahah

  2. Chá disse:

    Hahaha eu me surpreendi com a comida de avião também, sempre achei que era bem pior! Faz um post também sobre comida de hospital (obs: esse omelete parece que tem fungos…)

  3. cecilia disse:

    adorei! afinal quem esta na chuva e pra se molhar, e vc nao poderia ficar sem comer ne (titia marcia vai adorar)

  4. Dirceu disse:

    Ainda bem que vc gostou, Porque comer sem tirar foto deve ter sido muito triste..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s